Crédito da foto - Taiana Eberle/Ideia Comunicação
Aumentar Fonte +Diminuir Fonte -A Paróquia São Luís Gonzaga realizou na noite de quinta-feira, 10 de fevereiro, uma missa em Ação de Graças aos 25 anos do Grupo de Adoração ao Santíssimo Sacramento. A celebração, presidida pelo padre Paulo Vanderlei Riffel, e concelebrada pelo padre Claudionor José Schmitt, relembrou a importância da Adoração, realizada na igreja Matriz desde 1996, e que acontece todas as quintas-feiras, das 7h às 19h. A celebração também lembrou o dia de Santa Escolástica, irmã gêmea de São Bento de Núrsia, que possui milhares de fiéis em todo o mundo. Durante a homilia, padre Paulo falou sobre a trajetória da Adoração ao Santíssimo Sacramento na paróquia, que iniciou há 25 anos, após o Congresso Eucarístico Nacional, com o convite para trazer o povo para a igreja, para adorar a Deus. “Na época, foi um momento muito forte para toda a Arquidiocese, como também para todo o país. Foi uma semana de conferências, temas sobre a Eucaristia e a Santa Missa. Padre Eli Lobato era o pároco daqui na época e teve esta grande graça, a sugestão ao povo de iniciar essa adoração todas as quintas-feiras. E hoje queremos agradecer por esses 25 anos, onde tivemos muitos momentos de graça em nossa paróquia. Que possamos continuar com essa experiência, que mais pessoas possam iniciar e testemunhar este gesto, esta busca a Deus, por meio dessa adoração, todas as quintas-feiras”, enalteceu.
Trajetória de féEntre os fiéis, que estavam na missa e que há 25 anos participam do grupo de pessoas que realizam a Adoração, está Miriam Dell\'agnolo, que recordou alguns momentos de graça durante o período. Segundo ela, em princípio, o objetivo da Adoração na igreja, foi motivar a devoção e o amor pela presença Eucarística de Jesus, ao longo de um dia inteiro. “Começamos depois do Congresso Eucarístico de 1996, no Espírito Santo, quando o pároco, padre Eli Lobato dos Santos, manifestou o desejo de que fizéssemos algo mais em nossa paróquia, para começarmos a fazer Adoração, pelo menos nas quintas-feiras. No final de 1996, começamos com algumas poucas pessoas somente no primeiro horário. Porém, a partir de fevereiro de 1997, conseguimos organizar a estrutura como acontece até hoje, com grupos por horário e pessoas comprometidas e desejosas de adorar Jesus”, relembra Miriam.Ela explica que, aos poucos, a comunidade passou a participar da Adoração, inclusive crianças que acompanhavam os pais até a igreja. Outra lembrança do período foram as pessoas que se dedicaram à Adoração, entre elas, dona Alaíde Morelli Cavalca, uma das grandes motivadoras dos grupos, que convidava a comunidade para se fazer presente. “Foram muitas pessoas que marcaram essa trajetória, muitas que já não estão mais vivas, mas que foram importantes nessa caminhada. A cada ano também renovamos as intenções, esse compromisso diante de Jesus. E assim, aos poucos, os grupos cresceram e se criou o hábito na comunidade”, detalha. Miriam também recorda que, com o Congresso Eucarístico de Florianópolis, em 2006, foi manifestada a intenção de que outras paróquias da Arquidiocese, e outras comunidades, seguindo o exemplo da Paróquia São Luís Gonzaga, colocassem como compromisso também um dia para a Adoração ao Santíssimo Sacramento. “É uma história bonita dentro da história da nossa paróquia, de amor, devoção e fé. Quanta coisa se passou diante de Jesus exposto, nesses 25 anos. Que sempre, mais e mais as pessoas busquem fortalecer a sua fé, na presença de Jesus Eucarístico. Ele é o alimento, ele é o Deus conosco, ele é quem nos sustenta”, completou. Adoração ao Santíssimo Sacramento acontece todas as quintas-feiras, ao longo de todo o dia e, para participar, é necessário apenas ir até a igreja Matriz e rezar.
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
A Paróquia São Luís Gonzaga realizou na noite de quinta-feira, 10 de fevereiro, uma missa em Ação de Graças aos 25 anos do Grupo de Adoração ao Santíssimo Sacramento. A celebração, presidida pelo padre Paulo Vanderlei Riffel, e concelebrada pelo padre Claudionor José Schmitt, relembrou a importância da Adoração, realizada na igreja Matriz desde 1996, e que acontece todas as quintas-feiras, das 7h às 19h.
A celebração também lembrou o dia de Santa Escolástica, irmã gêmea de São Bento de Núrsia, que possui milhares de fiéis em todo o mundo.
Durante a homilia, padre Paulo falou sobre a trajetória da Adoração ao Santíssimo Sacramento na paróquia, que iniciou há 25 anos, após o Congresso Eucarístico Nacional, com o convite para trazer o povo para a igreja, para adorar a Deus. “Na época, foi um momento muito forte para toda a Arquidiocese, como também para todo o país. Foi uma semana de conferências, temas sobre a Eucaristia e a Santa Missa. Padre Eli Lobato era o pároco daqui na época e teve esta grande graça, a sugestão ao povo de iniciar essa adoração todas as quintas-feiras. E hoje queremos agradecer por esses 25 anos, onde tivemos muitos momentos de graça em nossa paróquia. Que possamos continuar com essa experiência, que mais pessoas possam iniciar e testemunhar este gesto, esta busca a Deus, por meio dessa adoração, todas as quintas-feiras”, enalteceu.
Trajetória de fé
Entre os fiéis, que estavam na missa e que há 25 anos participam do grupo de pessoas que realizam a Adoração, está Miriam Dell\'agnolo, que recordou alguns momentos de graça durante o período. Segundo ela, em princípio, o objetivo da Adoração na igreja, foi motivar a devoção e o amor pela presença Eucarística de Jesus, ao longo de um dia inteiro. “Começamos depois do Congresso Eucarístico de 1996, no Espírito Santo, quando o pároco, padre Eli Lobato dos Santos, manifestou o desejo de que fizéssemos algo mais em nossa paróquia, para começarmos a fazer Adoração, pelo menos nas quintas-feiras. No final de 1996, começamos com algumas poucas pessoas somente no primeiro horário. Porém, a partir de fevereiro de 1997, conseguimos organizar a estrutura como acontece até hoje, com grupos por horário e pessoas comprometidas e desejosas de adorar Jesus”, relembra Miriam.
Ela explica que, aos poucos, a comunidade passou a participar da Adoração, inclusive crianças que acompanhavam os pais até a igreja. Outra lembrança do período foram as pessoas que se dedicaram à Adoração, entre elas, dona Alaíde Morelli Cavalca, uma das grandes motivadoras dos grupos, que convidava a comunidade para se fazer presente. “Foram muitas pessoas que marcaram essa trajetória, muitas que já não estão mais vivas, mas que foram importantes nessa caminhada. A cada ano também renovamos as intenções, esse compromisso diante de Jesus. E assim, aos poucos, os grupos cresceram e se criou o hábito na comunidade”, detalha.
Miriam também recorda que, com o Congresso Eucarístico de Florianópolis, em 2006, foi manifestada a intenção de que outras paróquias da Arquidiocese, e outras comunidades, seguindo o exemplo da Paróquia São Luís Gonzaga, colocassem como compromisso também um dia para a Adoração ao Santíssimo Sacramento. “É uma história bonita dentro da história da nossa paróquia, de amor, devoção e fé. Quanta coisa se passou diante de Jesus exposto, nesses 25 anos. Que sempre, mais e mais as pessoas busquem fortalecer a sua fé, na presença de Jesus Eucarístico. Ele é o alimento, ele é o Deus conosco, ele é quem nos sustenta”, completou.
Adoração ao Santíssimo Sacramento acontece todas as quintas-feiras, ao longo de todo o dia e, para participar, é necessário apenas ir até a igreja Matriz e rezar.
Indique a um amigo