(47) 3351-1258
(47) 3351-1063
 
 
Brusque receberá as Santas Missões Redentoristas

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Foi realizado no dia 20 de agosto, no auditório da Paróquia São Luís Gonzaga, o encontro das pré-missões. A reunião teve como objetivo discutir ações que serão executadas no encontro das Missões Redentoristas em agosto e setembro de 2023, na cidade de Brusque. O encontro contou com a presença do missionário redentorista, Pe. Inácio Gebert, especialista no assunto, que explanou o tema a lideranças, agentes de pastorais, grupos e movimentos da paróquia.

\"A Igreja é Missionária\"
O pároco, padre Diomar Romaniv, explica que o projeto das Missões Redentoristas é articulado pelo Conselho Missionário Paroquial, a luz do ano jubilar que a paróquia vive. \"A Igreja é Missionária e tudo que fazemos é uma maneira de expressar esse sentido de missão. Queremos fazer com que a igreja cumpra bem a sua missão e valorize toda a história”. A proposta de trazer o projeto para a paróquia conta com apoio imprescindível dos missionários redentoristas, em um trabalho de mutirão e animação missionária. A intenção é despertar nos agentes de pastoral e lideranças das comunidades o sentido da Igreja que vai ao encontro, que acolhe os que chegam e que se preocupa com a necessidade de cada um. “Estou feliz pelo sim da paróquia, das lideranças, pelo trabalho que já é histórico dos missionários redentoristas e tantos frutos que a gente escuta pelos lugares que já passaram”, destacou Pe. Diomar.
Em agosto e setembro de 2023, os missionários redentoristas estarão em Brusque, presentes por vários dias em todas as comunidades da paróquia, realizando num período de aproximadamente dois meses, diversas atividades missionárias e celebrando junto com o povo.

Missão Redentorista
Fundada por Santo Afonso, no interior da Itália, na cidade de Nápoles, o trabalho das missões redentoristas está ligado ao anúncio concreto de Cristo: anunciar Jesus, sua obra, sua proposta de vida e a redenção que Ele trouxe para toda a humanidade. “Jesus é o centro de nossa vida. Por isso, todo o trabalho missionário que vai acontecendo dentro de uma comunidade ou de uma paróquia é para o anúncio de Jesus Cristo. A missão redentorista é o anúncio direto, profético, libertador e encarnado de Jesus Cristo e do seu evangelho”, explicou o missionário redentorista, Pe. Inácio Gebert. 
No sábado pela manhã, acompanhado do pároco, o missionário redentorista, Pe. Inácio Gebert, esteve em todas as comunidades da paróquia e destaca que a realidade local visitada é bastante ampla e complexa, o que o inspira com maior fervor a pregar as Santas Missões na cidade. “Com a graça de Deus, e com nosso esforço, sinto que poderemos fazer acontecer um trabalho muito bonito, a partir de toda liderança existente na paróquia, com seus movimentos, pastorais, e de todos os serviços que existem em cada comunidade. Eles se empenhando em fazer a missão, ela irá transformar a vida de todos nós e toda comunidade paroquial”, garante. Da nossa parte, como missionários redentoristas, vamos nos esforçar o máximo para que o trabalho possa acontecer da melhor forma possível e pelo bem de todos”, comentou. 
A missão possui dois pontos fundamentais, conforme explica o sacerdote. “O primeiro é anunciar Jesus Cristo e o Reino de Deus de forma explícita, profética, libertadora e inculturada, para formar comunidades vivas de Igreja. Já o segundo, unidos em Cristo e com Maria, viver e crescer em comunidade. Estes objetivos estão interrelacionados, porque um depende do outro e um é consequência do outro”, enfatiza o missionário.
“A expectativa é que possamos realizar um bom trabalho junto com o pároco e com as lideranças, despertando o povo para a vida de comunidade, para a vida de fé e a vida de Igreja. Eu, particularmente, pensei que depois da pandemia, o povo voltaria a viver em comunidade, mas aconteceu ao contrário. Em todos os lugares que estamos indo a maior reclamação dos párocos e lideranças é que o povo está cada vez mais afastado da igreja. Por isso, queremos reconquistar o nosso povo para a vida de fé e de comunidade”, refletiu o missionário. “Na minha experiência missionária de quase 40 anos, posso dizer que por onde a gente realiza o trabalho, todas as pessoas que se envolveram comentam o quanto foi bom participar. Outros dizem que as missões renovaram a sua fé na vida e na comunidade. As pessoas que participaram e participam vão recordar e lembrar por muito tempo o trabalho missionário. Cada comunidade que abraçar a missão receberá uma cruz que ficará em frente à igreja para lembrar das santas missões”, finalizou.

Igreja viva
Presente na formação, a Comunidade Nossa Senhora de Lourdes veio do bairro São Pedro para formar a acolhida paroquial à missão, que já é aguardada com grande expectativa pela comunidade. “Queremos ir ao encontro, principalmente das pessoas que migraram para nossa comunidade, mas que ainda não participam efetivamente”, destacou o coordenador do Conselho Pastoral da Comunidade (CPC), Flávio da Cunha Pavesi. A exemplo de outros bairros, a Nossa Senhora de Lourdes já realiza encontros missionários e, inclusive, fez parte das Santas Missões Populares na Bahia. Receber a Missão Redentorista na própria comunidade é a realização de um sonho. \"Esta será uma grande oportunidade com a presença dos padres redentoristas e que, desde já, tem sido amplamente divulgada na comunidade, que aguarda com carinhosa expectativa pela missão\", prospecta Flávio. 
Próxima etapa
A próxima etapa do projeto em Brusque acontecerá no dia 8 de outubro, com uma formação para as lideranças e, de modo especial, às pessoas que irão fazer as visitações. Além disso, será realizada a celebração de envio para as pessoas que farão as visitações e darão as bênçãos nas casas. 

 
 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionadas
CADASTRE SEU E-MAIL

E RECEBA NOVIDADES