(47) 3351-1258
(47) 3351-1063
 
 
Comunidade Nossa Senhora de Lourdes celebra a padroeira

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Um expressivo número de fiéis acompanhou a celebração em honra a Nossa Senhora de Lourdes neste sábado, 11 de fevereiro. Realizada no bairro São Pedro, a programação teve início dia 8, e foi concluída neste sábado, com a presença das demais comunidades da Paróquia São Luís Gonzaga, visitantes e devotos de Nossa Senhora. 

Na primeira noite a comunidade se uniu em oração no Terço dos Homens e das Mulheres. Na quinta-feira todas as pastorais estiveram na igreja e na sexta-feira os noveneiros foram as comunidades. Já no sábado, além da padroeira, foi celebrado o Dia Mundial dos Enfermos e a Santa Missa contou com a presença dos festeiros. Por fim, na tarde de sábado, houve bênção e carreata pelas ruas do bairro, além de missa às 19h. Venda de bolos, cucas, pastel, cachorro quente e churrasco com acompanhamentos marcaram a festividade. A animação foi garantida por Valmir e Volnei. 

Ternura de mãe
A missa de sábado, 11 de fevereiro, foi presidida pelo pároco, padre Diomar Romaniv. Durante a homilia, ele lembrou da ternura de uma mãe para todas as pessoas e não diferente para a Igreja. \"Quanto mais amamos nossa mãe, muito mais fala a figura de Maria como mãe. E por isso aqui viemos, como filhos e filhas que amamos muito nossa mãe\", refletiu. O pároco também recordou que em Brusque as festas de igreja são bastante prestigiadas e na paróquia não é diferente. \"Celebramos com alegria junto à comunidade Nossa Senhora de Lourdes a sua padroeira, nesta dia que também é de oração pelos enfermos\", lembrou.

Pouco antes de finalizar a celebração deste sábado, as luzes da capela foram apagadas, dando espaço ao brilho das velas. Houve, então, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento, seguido pela bênção final. 

Homenagear a padroeira com honra e vasta programação só é possível por meio da união de esforços. E não faltou espírito de unidade entre os responsáveis pela Comunidade Nossa Senhora de Lourdes. \"A gente não faz nada sozinho e cada um tem uma importante contribuição para que tudo aconteça da melhor forma possível, e só temos a agradecer, desde a parte litúrgica aos voluntários da festa. Nossa Senhora sempre intercede por nós, e todos somos devotos a ela. Foram quatro dias de intensa participação e oração\", agradece o coordenador, Johnni Vander Possamai. 

Da dor à graça
O dia da padroeira da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes é sempre especial para os moradores do bairro. Marli Terezinha Imhof e Maria Lurdete Tormena tem muitas razões para agradecer. \"Minha filha adoeceu e infelizmente perdeu o rim. As manhãs de domingo se tornaram uma peregrinação à capela da comunidade para a reza do terço em intenção à filha, Heloise\", recorda Marli. Em Florianópolis, a mãe foi informada que ela era compatível para doação do seu rim à filha. Já são cinco anos do transplante e a família jamais esquece da graça intercedida por Nossa Senhora de Lourdes. 

Maria Lurdete Tormena lembra como se fosse hoje o sentimento que veio à tona há dois anos, quando enfrentou um grave problema de saúde. \"Baixei minha cabeça, orei, e implorei à Nossa Senhora de Lourdes por uma graça, para que eu sobrevivesse. E, se me concedesse a graça, gostaria de ser festeira aqui, por todos os anos, enquanto eu viver. Depois de orar, levantei a cabeça e lembro que minha filha perguntou se eu me sentia melhor e eu disse que sim. Na semana seguinte fui ao cardiologista, fiz todos os exames, e fui informada que eu estava curada\", conta, emocionada, dona Dete, como é conhecida na comunidade.

Saiba mais
Nossa Senhora de Lourdes é uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria e que surgiu com base nos relatos das aparições que foram presenciadas por Santa Bernardete Soubirous, numa gruta de Lourdes, na França. O Dia Mundial dos Enfermos foi instituído pelo Papa João Paulo II, em 11 de fevereiro de 1992, para coincidir com o Dia de Nossa Senhora de Lourdes. O local de aparição de Nossa Senhora à Santa Bernadete, em 1858, ainda é uma terra de graças para quem busca a cura de algum sofrimento físico, psicológico ou espiritual. 

 
 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionadas
CADASTRE SEU E-MAIL

E RECEBA NOVIDADES