Crédito da foto - Bárbara Sales
Aumentar Fonte +Diminuir Fonte -A igreja do bairro São Pedro ficou lotada na noite de sábado, 10 de fevereiro, para a missa em honra à Nossa Senhora de Lourdes, padroeira da comunidade. A festividade, que abre o calendário de eventos da Paróquia São Luís Gonzaga, iniciou na quarta-feira, 7, com o tríduo preparatório, e encerra no domingo, 11, com carreata pelas ruas de Brusque, seguida de missa na igreja Matriz, pelo Dia Mundial dos Enfermos.Celebrada pelo pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, padre Diomar Romaniv, a missa especial contou com a presença dos festeiros e com a procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento, como é tradição no Santuário de Lourdes, na França. Pouco antes de finalizar a celebração, as luzes da capela foram apagadas, dando espaço para a luz das velas, que cada fiel recebeu na chegada à missa. Assim, o Santíssimo percorreu os corredores da igreja acompanhado pelas crianças, em um momento marcado por muita fé e emoção. \"Um dos grandes momentos vividos em cada comunidade da nossa paróquia são as festas dos padroeiros, em que nós conseguimos conjugar a espiritualidade com o tríduo, com as celebrações como a desta noite na festa, e que aqui se estende até este domingo, que é o dia de Nossa Senhora de Lourdes. Também conjugamos a fraternidade, em que as pessoas vêm confraternizar, partilhar a vida, se alimentar, e ajudar a comunidade nas manutenções\", destaca padre Diomar.Neste ano, a festa da comunidade Nossa Senhora de Lourdes tem como objetivo arrecadar recursos para a reforma do telhado da igreja, que está comprometido. Por isso, como de costume, toda a comunidade se engajou para realizar o evento, que atraiu pessoas de toda a cidade para prestigiar a festa e também rezar e pedir graças à padroeira.\"Nossa Senhora de Lourdes é a protetora dos enfermos, então dedicamos também um espaço da celebração para rezar por todos os doentes e pela nossa saúde\", pontua o pároco. Padre Diomar ressalta a importância dos membros da comunidade que, há meses, trabalham incansavelmente para organizar a festa e promover momentos de celebração da fé. \"Essas pessoas, junto com seus familiares, se organizam para os diferentes trabalhos da festa, além de todo o trabalho litúrgico. A comunidade prepara a festa desde o mês de setembro, trabalha muito no período de férias para deixar tudo organizado. Por isso, o trabalho dos voluntários, para nós, padres, é de grande valia e enorme gratidão\".O coordenador da comunidade, Johnni Vander Possamai, destaca a união de esforços que resultou na programação em homenagem à padroeira. “Não fazemos nada sozinhos. Cada um tem uma importante contribuição para que tudo aconteça da melhor forma. Só temos que agradecer a todos que de alguma forma colaboraram”, ressaltou.
ConfraternizaçãoApós a celebração, os fiéis se reuniram no salão da igreja para aproveitar a gastronomia da festa, que teve churrasco, pastel, cachorro-quente e bolos, além de se divertirem com a tradicional roda da fortuna e animação musical da dupla Valmir e Volnei.
CarreataNeste domingo, 11 de fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lourdes, será realizada a tradicional carreata com a imagem da padroeira. Neste ano, ao invés de ficar pelas ruas do bairro São Pedro, a carreata se estenderá pela cidade, até chegar na igreja matriz São Luís Gonzaga, onde será realizada a missa pelo dia mundial dos enfermos, também celebrado neste dia 11.\"Tradicionalmente, a carreata com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes acontece na tarde de sábado, mas neste ano decidimos transferir para o domingo para a missa na matriz pelos enfermos. Fizemos toda uma divulgação para acolhermos os doentes, os idosos, aquelas pessoas que há tempos não vem à igreja porque não tem quem as leve. Pedimos aos ministros e lideranças das comunidades para ir ao encontro dessas pessoas e ajudá-las a virem à missa\", destaca padre Diomar.A carreata inicia às 15h. A missa pelos doentes será às 17h.
Saiba maisNossa Senhora de Lourdes é uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria e que surgiu com base nos relatos das aparições que foram presenciadas por Santa Bernardete Soubirous, em uma gruta de Lourdes, na França. O Dia Mundial dos Enfermos foi instituído pelo Papa João Paulo II, em 11 de fevereiro de 1992, para coincidir com o Dia de Nossa Senhora de Lourdes. O local de aparição de Nossa Senhora à Santa Bernadete, em 1858, ainda é uma terra de graças para quem busca a cura de algum sofrimento físico, psicológico ou espiritual.
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
A igreja do bairro São Pedro ficou lotada na noite de sábado, 10 de fevereiro, para a missa em honra à Nossa Senhora de Lourdes, padroeira da comunidade. A festividade, que abre o calendário de eventos da Paróquia São Luís Gonzaga, iniciou na quarta-feira, 7, com o tríduo preparatório, e encerra no domingo, 11, com carreata pelas ruas de Brusque, seguida de missa na igreja Matriz, pelo Dia Mundial dos Enfermos.
Celebrada pelo pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, padre Diomar Romaniv, a missa especial contou com a presença dos festeiros e com a procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento, como é tradição no Santuário de Lourdes, na França. Pouco antes de finalizar a celebração, as luzes da capela foram apagadas, dando espaço para a luz das velas, que cada fiel recebeu na chegada à missa. Assim, o Santíssimo percorreu os corredores da igreja acompanhado pelas crianças, em um momento marcado por muita fé e emoção.
\"Um dos grandes momentos vividos em cada comunidade da nossa paróquia são as festas dos padroeiros, em que nós conseguimos conjugar a espiritualidade com o tríduo, com as celebrações como a desta noite na festa, e que aqui se estende até este domingo, que é o dia de Nossa Senhora de Lourdes. Também conjugamos a fraternidade, em que as pessoas vêm confraternizar, partilhar a vida, se alimentar, e ajudar a comunidade nas manutenções\", destaca padre Diomar.
Neste ano, a festa da comunidade Nossa Senhora de Lourdes tem como objetivo arrecadar recursos para a reforma do telhado da igreja, que está comprometido. Por isso, como de costume, toda a comunidade se engajou para realizar o evento, que atraiu pessoas de toda a cidade para prestigiar a festa e também rezar e pedir graças à padroeira.
\"Nossa Senhora de Lourdes é a protetora dos enfermos, então dedicamos também um espaço da celebração para rezar por todos os doentes e pela nossa saúde\", pontua o pároco.
Padre Diomar ressalta a importância dos membros da comunidade que, há meses, trabalham incansavelmente para organizar a festa e promover momentos de celebração da fé. \"Essas pessoas, junto com seus familiares, se organizam para os diferentes trabalhos da festa, além de todo o trabalho litúrgico. A comunidade prepara a festa desde o mês de setembro, trabalha muito no período de férias para deixar tudo organizado. Por isso, o trabalho dos voluntários, para nós, padres, é de grande valia e enorme gratidão\".
O coordenador da comunidade, Johnni Vander Possamai, destaca a união de esforços que resultou na programação em homenagem à padroeira. “Não fazemos nada sozinhos. Cada um tem uma importante contribuição para que tudo aconteça da melhor forma. Só temos que agradecer a todos que de alguma forma colaboraram”, ressaltou.
Confraternização
Após a celebração, os fiéis se reuniram no salão da igreja para aproveitar a gastronomia da festa, que teve churrasco, pastel, cachorro-quente e bolos, além de se divertirem com a tradicional roda da fortuna e animação musical da dupla Valmir e Volnei.
Carreata
Neste domingo, 11 de fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lourdes, será realizada a tradicional carreata com a imagem da padroeira. Neste ano, ao invés de ficar pelas ruas do bairro São Pedro, a carreata se estenderá pela cidade, até chegar na igreja matriz São Luís Gonzaga, onde será realizada a missa pelo dia mundial dos enfermos, também celebrado neste dia 11.
\"Tradicionalmente, a carreata com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes acontece na tarde de sábado, mas neste ano decidimos transferir para o domingo para a missa na matriz pelos enfermos. Fizemos toda uma divulgação para acolhermos os doentes, os idosos, aquelas pessoas que há tempos não vem à igreja porque não tem quem as leve. Pedimos aos ministros e lideranças das comunidades para ir ao encontro dessas pessoas e ajudá-las a virem à missa\", destaca padre Diomar.
A carreata inicia às 15h. A missa pelos doentes será às 17h.
Saiba mais
Nossa Senhora de Lourdes é uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria e que surgiu com base nos relatos das aparições que foram presenciadas por Santa Bernardete Soubirous, em uma gruta de Lourdes, na França. O Dia Mundial dos Enfermos foi instituído pelo Papa João Paulo II, em 11 de fevereiro de 1992, para coincidir com o Dia de Nossa Senhora de Lourdes. O local de aparição de Nossa Senhora à Santa Bernadete, em 1858, ainda é uma terra de graças para quem busca a cura de algum sofrimento físico, psicológico ou espiritual.
Indique a um amigo