Grupo da Paróquia São Luís Gonzaga se prepara para peregrinação por santuários europeus

Neste domingo, 15 de setembro, fiéis da Paróquia São Luís Gonzaga embarcam para uma peregrinação em alguns dos principais santuários europeus. Até o dia 28 de setembro, o grupo, formado por 24 pessoas, passará por santuários da Itália, França, Bósnia Herzegovina e Portugal.
O pároco, padre Diomar Romaniv, explica que o roteiro leva em consideração os padroeiros de algumas comunidades da paróquia: Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes, Santo Antônio, São Francisco de Assis e, também, o Beato Carlo Acutis.
\"Estamos às vésperas do jubileu da igreja intitulado “Peregrinos da Esperança”. Seremos 24 peregrinos da esperança que iremos a Cássia, Assis, Roma, Medjugorje, Lourdes, Fátima e Lisboa, para caminhar, rezar, contemplar, meditar a nossa fé e a experiência de fé vivida pelos padroeiros de nossas comunidades\", destaca.
No dia 18 de setembro, o grupo da Paróquia São Luís Gonzaga participará da audiência com o Papa Francisco, em Roma. Os peregrinos visitarão ainda as Basílicas Papais e a igreja de Santo Inácio, onde está o corpo de São Luís Gonzaga.
\"Queremos viver isso com muita alegria, fé e piedade. Levaremos em nosso coração os paroquianos, o povo de Brusque, as nossas comunidades e os trabalhos pastorais. Voltaremos cheios de alegria para partilhar também a experiência que fizemos e a espiritualidade que enriquece não só a nós que vamos, mas a todos que vivem na nossa paróquia\", ressalta o pároco.

Expectativas
Moradora do Centro II, a gerente financeira Rosana Raimundo Pavesi, 45 anos, é uma das integrantes do grupo. Ela viajará na companhia de duas irmãs, e espera que seja um período de descanso para a mente e de muita fé.
“Quero aproveitar para conhecer as histórias e culturas que envolvem os lugares que serão visitados. O roteiro da viagem é muito interessante, visitaremos santuários tão significativos para nós, católicos, e ainda contaremos com a orientação do padre Diomar, que nos ajudará ainda mais a vivenciar a espiritualidade em cada visita”.
Para ela, o momento mais esperado será a visita ao Santuário de Lourdes, na França. “Tudo que já vi e ouvi sobre este lugar de graças me faz desejar sentir a experiência de estar lá. Com certeza, será emocionante”.
O casal Clarice e Éder Maestri também está na expectativa para a peregrinação. Moradores do Jardim Maluche, eles já participaram da peregrinação da paróquia para o Santuário de Aparecida, e estão ansiosos por esta experiência internacional.
“Queremos conhecer um pouco mais de Maria e sentir no coração o amor daquela que disse sim ao anjo Gabriel, a nossa mãe intercessora e protetora. Que sejam dias de muita paz, amor, alegria, saúde, bênçãos e muitas graças. Estamos ansiosos para conhecer Lourdes e Fátima”, destaca Clarice.
O casal Liamara e Charles Koschnik também espera viver momentos transformadores e de muita fé durante a peregrinação da Paróquia São Luís Gonzaga.
\"Esperamos viver e experimentar o sobrenatural de Deus nesses lugares santos. Que sejam dias de profunda experiência e encontro com as realidades divinas e com nossa querida Mãe Maria Santíssima. Esperamos voltar ainda mais fortalecidos na fé\", ressalta Liamara, que está bastante ansiosa para conhecer o Santuário de Fátima, em Portugal.
Já Charles, devoto de Nossa Senhora de Lourdes, está na expectativa pela visita ao santuário na França. Os dois também esperam com ansiedade ver o Papa Francisco de perto.
Roseleine Erthal Fischer, a Rose, foi a responsável por elaborar o roteiro da peregrinação em parceria com padre Diomar. Segundo ela, o objetivo é oferecer aos paroquianos uma experiência mais próxima e intensa dos lugares de devoção.
“A pedido do padre Diomar, estudamos uma viagem que pudesse abraçar todas as comunidades da paróquia. No final, definimos esse roteiro bem completo. Ficou muito rico em lugares, informações, passeios, visitas, em todos os detalhes”, destaca.

Acompanhe a peregrinação
O pároco convida a todos a acompanhar a peregrinação no Instagram da paróquia (@matrizsaoluisgonzaga), que diariamente será atualizado com fotos e vídeos dos lugares visitados e dos momentos de oração, celebração, convivência e partilha de vida que o grupo viverá. A revista A Palavra deste mês também apresenta o roteiro detalhado da peregrinação. A publicação está disponível na secretaria paroquial e também nas comunidades.