(47) 3351-1258
(47) 3351-1063
 
 
Missa do Quarto Domingo de Advento da Paróquia São Luís Gonzaga anuncia nova missão dos padres Aléssio da Rosa e Diego Martins

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
A missa realizada pela Paróquia São Luís Gonzaga na igreja Matriz, na noite de domingo, 20 de dezembro, foi marcada por dois momentos especiais para a comunidade. O primeiro deles deu-se por conta do Quarto Domingo de Advento, que enfatizou a importância do período de espera e preparação da vida espiritual antes do nascimento do menino Jesus. 
O segundo foi marcado pelo anúncio das novas missões dos padres Aléssio da Rosa e Diego Martins, que, a partir de 2021, seguirão rumo à nova missão na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos). Pe. Diego será Ecônomo Provincial em Corupá, sede da Província Brasil Meridional dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Já o Pe. Aléssio atuará especificamente na área da educação, em Brusque.
Presidida pelo padre Diego, a celebração foi concelebrada pelo pároco, Pe. Diomar Romaniv, pelo padre Aléssio, e demais sacerdotes da Paróquia: Pe. Flávio Morelli, Pe. Adilson José Colombi, e Pe. Carlos Marcos Nicolodelli. 

Viver o Natal neste espírito de Família 
Durante a homilia, padre Aléssio destacou o Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas, sobre a notícia do Anjo Gabriel a Maria, que anunciou a chegada do Santo Filho de Deus. O religioso falou sobre as homilias anteriores feitas no período do Advento, e destacou o importante papel de Maria como mãe e sua aceitação aos planos de Deus. “Maria é mãe de Deus, é mãe da Igreja e também é nossa mãe, que quer o melhor para cada um de seus filhos. No nosso tempo, em nossa geração, Maria também é o sinal da presença de Deus. E através dela que chegamos ao Núcleo da nossa fé, a Jesus Cristo, aquele que veio trazer este projeto de fé, onde cada um é convidado a aderir ou não”, comentou.
Da mesma forma, padre Aléssio ressaltou o exemplo de Maria, sua aceitação a Deus, sua simplicidade e em como este ato pode nos inspirar nos dias atuais. “Que este Natal possa ser mais simples, mais sóbrio, mais família, que é ali onde Deus se revela. Quando Maria foi escolhida para ser a mãe de Jesus ele não a colocou em um palácio protegida. Ao contrário: ela ficou no meio do povo, e é nessa presença de Deus e no tempo dele que devemos nos perceber, se somos mais parecidos com ela e com José, na simplicidade da vida e em sua fé aderida ao projeto de Deus por amor; ou se somos como Davi, cheio de glória, que quer construir uma casa para Deus. É o nosso coração que deve ser a casa de Deus, por isso, bendita seja a mãe de Deus e bendita seja a nossa vida onde Ele se manifestou e se manifestará para sempre”, completou. 

Agradecimentos especiais 
Antes do encerramento da celebração, o pároco anunciou para a comunidade os novos planos dos religiosos, bem como agradeceu pelo tempo dedicado, de ambos, ao serviço sacerdotal. “De forma oficial, ainda que não seja o último dia, queremos agradecer ao Pe. Diego e ao Pe. Aléssio pelo trabalho realizado em nossa Paróquia, em especial neste ano. Sabemos que a vida dos padres é servir a Deus, e em nossa Paróquia não é diferente. Da mesma forma como Maria disse sim aos planos de Deus, eles também disseram sim à Igreja e ao Superior Provincial, pois também entenderam que este é o projeto de Deus para suas vidas. Vocês fazem parte da história deste povo e vocês participaram de muitos momentos importantes na vida deles, de alegria, de tristeza, nos sacramentos que administraram. Em nome da paróquia e dos padres que aqui estão o nosso muito obrigada por este ano, por este espírito de família, de consagração, vivido em 2020. Sejam sempre muito bem vindos a esta Paróquia\", comentou Pe. Diomar.  

Missões
Ao finalizar um ano que considera o que mais trabalhou em sua vida, principalmente como professor, por conta da ruptura e adaptação quase que imediata diante da pandemia, Pe. Aléssio conclui o atípico 2020 com o sentimento de missão cumprida. Ele deixou Brusque em 2015, retornou em março de 2018, onde permaneceu como padre até os dias atuais. Agora, será transferido para o Convento Sagrado Coração de Jesus, para auxiliar a direção da Faculdade São Luiz e manter suas funções como professor. \"Esta minha transferência será a mais tranquila, porque é só mudar de casa, para fazer melhor a minha missão aqui e que hoje executo com duas funções bastante exigentes\", explica. \"É um momento de crescimento, porque precisamos ser desafiados. Quando você muda de função, aprende coisas novas e sai da zona de conforto\", observa.
Diego Martins se tornou sacerdote dehoniano em 2017, após 14 anos de estudos no Seminário. Sua vinda a Brusque, em fevereiro de 2020, teve intenção de proporcionar ao jovem padre uma nova experiência: desenvolver trabalhos pastorais e atuar em um setor distinto do que fez durante toda sua vida religiosa. Hoje deixa Brusque para voltar ao trabalho interno no Seminário com a experiência que precisava sobre conhecer e conviver de perto com a comunidade na execução do trabalho pastoral. \"Foi maravilhoso estar aqui, uma verdadeira escola, seja na comunidade religiosa, em casa com os padres, ou nas questões pastorais que fui envolvido. Na medida que fosse possível, me envolvi, seja nas pastorais e movimentos que acompanhei e até mesmo naquilo que eu não acompanhava, mas procurava estar sempre junto\", enfatiza. A saída do padre Diego de Brusque ocorre exatamente há um ano da sua chegada.

Missas
Padre Diego presidirá a última missa na paróquia dia 31 de dezembro, às 19h. Efetivamente, ele passa a exercer sua nova função no Seminário de Corupá dia 14 de março de 2021, quando será realizada a posse do novo governo provincial, gestão 2021-2023. Já Pe. Aléssio da Rosa celebra sua última missa com a comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Steffen, dia 26 de dezembro deste ano. 

Mudanças em Brusque, Guabiruba e Botuverá
A Paróquia São Luís Gonzaga acolhe, a partir de fevereiro de 2021, os padres Paulo Riffel e Tiago Araújo. Atuarão no Convento, Faculdade e Colégio São Luiz a partir de 2021 os padres Aléssio da Rosa e Silvano Borba. A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Guabiruba, acolherá o padre Mário Peixe e a paróquia São José, de Botuverá, acolherá seu novo pároco, o Pe. Aldecir Piai. Já a Casa Padre Dehon também passa por transferências: deixa a Casa os padres Mário Peixe e Francisco Lawall - que assumirá a Paróquia Imaculada Conceição, em Mangueirinha/PR após 18 anos em Brusque, e o Frater Anderson Viana, que irá para São Paulo, para o 1º ano de Teologia. Um novo frater deve ser transferido para a Casa Pe. Dehon, com nome a definir.



 
 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionadas
CADASTRE SEU E-MAIL

E RECEBA NOVIDADES