Aumentar Fonte +Diminuir Fonte -A noite de sábado, 10 de junho, foi preenchida por um momento especial na Comunidade do bairro Volta Grande: a Missa Sertaneja para celebrar o padroeiro Santo Antônio. Presidida pelo padre Eurico Krautler, a celebração reuniu fiéis e visitantes em uma tradição que se repete há quase 20 anos, nesta época do ano. O ambiente sagrado ganha uma atmosfera musical, enquanto a música sertaneja, tão enraizada na cultura local, ecoa pelos seus arredores. Durante a missa, foram entoados hinos religiosos adaptados ao ritmo sertanejo, criando uma conexão única entre a música popular e a espiritualidade.Padre Eurico Krautler recordou em sua reflexão da bonita devoção ao santo que, além de ser conhecido popularmente como \'casamenteiro\', é lembrado pela Igreja como um santo que tinha o desejo de ser missionário na África. Impossibilitado por questões de saúde, se dedicou às pregações na Europa e se tornou um grande estudioso e pregador. Somente mais tarde entrou para a Ordem de São Francisco de Assis, em 1220. \"Ele prendia a atenção do povo com sua alegria, suas orações e a ajuda que concedia aos pobres. Por isso esta festa a ele também é de alegria\", destacou o sacerdote.
Festa para agradecerAlém da preparação em torno da solenidade em honra ao padroeiro, organizar a festa reserva muita emoção para a comunidade. \"A gente vem para agradecer e rezar, porque são cerca de 150 pessoas envolvidas diretamente para que tudo aconteça. Todo mundo com afinco em deixar a festa bonita em honra ao nosso padroeiro\", destaca Luiz Paulo de Souza Silva, coordenador da comunidade.
TradiçãoA celebração da Missa Sertaneja traz, além da questão religiosa, uma memória afetiva, por isso atrai centenas de pessoas, que se recordam de suas origens rurais. O músico José Almir da Silva conta que esta missa foi incluída na celebração em honra a Santo Antônio há cerca de 20 anos. \"Nossa comunidade é bem retirada do Centro e aqui se aprecia bastante a música sertaneja, então resolvemos implantar na festa de Santo Antônio essas músicas\", comenta. Hoje, o grupo musical é formado, basicamente, pela família e amigos de Almir. \"A gente sempre se reúne para cantar, mas a Missa Sertaneja é específica para a data de Santo Antônio. Temos muitos motivos para agradecer a este santo, nossa comunidade o abraçou com carinho e desde que ele se tornou nosso padroeiro, tudo aqui evoluiu\", agradeceu.
Programação completaApós a missa do sábado, as festividades tiveram sequência no salão comunitário. A animação ficou por conta da banda Modão Sertanejo. Além disso, houve a venda de pastel, cachorro-quente, bolo, café, e brincadeiras como pescaria, roda-da-fortuna e sacola premiada.Iniciada na sexta-feira (9), foi realizada às 19h missa festiva com a presença de todas as Comunidades da Paróquia, seguido do completo serviço de bar e cozinha, bingo e animação musical. A programação foi retomada no domingo, 11 de junho, com a celebração da missa às 10h, com a presença dos festeiros. Em seguida, a festa continuou, tendo churrasco e frango assado para o almoço e tarde dançante com a Banda Coração Pirata. No domingo à noite foi realizado o sorteio da rifa. Já na terça-feira, 13 de junho, a comunidade se reúne para a Santa Missa solene que celebra a memória de Santo Antônio.
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
A noite de sábado, 10 de junho, foi preenchida por um momento especial na Comunidade do bairro Volta Grande: a Missa Sertaneja para celebrar o padroeiro Santo Antônio. Presidida pelo padre Eurico Krautler, a celebração reuniu fiéis e visitantes em uma tradição que se repete há quase 20 anos, nesta época do ano. O ambiente sagrado ganha uma atmosfera musical, enquanto a música sertaneja, tão enraizada na cultura local, ecoa pelos seus arredores. Durante a missa, foram entoados hinos religiosos adaptados ao ritmo sertanejo, criando uma conexão única entre a música popular e a espiritualidade.
Padre Eurico Krautler recordou em sua reflexão da bonita devoção ao santo que, além de ser conhecido popularmente como \'casamenteiro\', é lembrado pela Igreja como um santo que tinha o desejo de ser missionário na África. Impossibilitado por questões de saúde, se dedicou às pregações na Europa e se tornou um grande estudioso e pregador. Somente mais tarde entrou para a Ordem de São Francisco de Assis, em 1220. \"Ele prendia a atenção do povo com sua alegria, suas orações e a ajuda que concedia aos pobres. Por isso esta festa a ele também é de alegria\", destacou o sacerdote.
Festa para agradecer
Além da preparação em torno da solenidade em honra ao padroeiro, organizar a festa reserva muita emoção para a comunidade. \"A gente vem para agradecer e rezar, porque são cerca de 150 pessoas envolvidas diretamente para que tudo aconteça. Todo mundo com afinco em deixar a festa bonita em honra ao nosso padroeiro\", destaca Luiz Paulo de Souza Silva, coordenador da comunidade.
Tradição
A celebração da Missa Sertaneja traz, além da questão religiosa, uma memória afetiva, por isso atrai centenas de pessoas, que se recordam de suas origens rurais. O músico José Almir da Silva conta que esta missa foi incluída na celebração em honra a Santo Antônio há cerca de 20 anos. \"Nossa comunidade é bem retirada do Centro e aqui se aprecia bastante a música sertaneja, então resolvemos implantar na festa de Santo Antônio essas músicas\", comenta. Hoje, o grupo musical é formado, basicamente, pela família e amigos de Almir. \"A gente sempre se reúne para cantar, mas a Missa Sertaneja é específica para a data de Santo Antônio. Temos muitos motivos para agradecer a este santo, nossa comunidade o abraçou com carinho e desde que ele se tornou nosso padroeiro, tudo aqui evoluiu\", agradeceu.
Programação completa
Após a missa do sábado, as festividades tiveram sequência no salão comunitário. A animação ficou por conta da banda Modão Sertanejo. Além disso, houve a venda de pastel, cachorro-quente, bolo, café, e brincadeiras como pescaria, roda-da-fortuna e sacola premiada.
Iniciada na sexta-feira (9), foi realizada às 19h missa festiva com a presença de todas as Comunidades da Paróquia, seguido do completo serviço de bar e cozinha, bingo e animação musical. A programação foi retomada no domingo, 11 de junho, com a celebração da missa às 10h, com a presença dos festeiros. Em seguida, a festa continuou, tendo churrasco e frango assado para o almoço e tarde dançante com a Banda Coração Pirata. No domingo à noite foi realizado o sorteio da rifa. Já na terça-feira, 13 de junho, a comunidade se reúne para a Santa Missa solene que celebra a memória de Santo Antônio.
Indique a um amigo