Crédito da foto - Taiana Eberle/Ideia Comunicação
Aumentar Fonte +Diminuir Fonte -Como forma de celebrar os 11 anos de Dedicação da igreja Matriz, a Paróquia São Luís Gonzaga realizou na noite de quinta-feira, 30 de setembro, uma missa especial alusiva à data. Presidida pelo padre Nelson Tacchini, ex-pároco da comunidade, e concelebrada pelo pároco, padre Diomar Romaniv, o ato litúrgico contou com diversos momentos que lembraram a dedicação, como o acendimento das 12 velas, que representam os doze apóstolos e também lembram as 12 comunidades que formam a paróquia, bem como o rito da aspersão dos fiéis com água benta, e a apresentação de alguns símbolos próprios da celebração, como o altar, a mesa da Palavra, a pia batismal, entre outras.
Templo de DeusDurante a homilia, Pe. Nelson fez uma reflexão sobre a vida e sobre a igreja enquanto ‘templo’, que fortalece a fé. Assim, falou da importância da dedicação da igreja e também como cada um deve ser um ‘templo de Deus’. “Há apenas 11 anos que liturgicamente e oficialmente esta igreja foi dedicada. Ou seja, ela recebeu uma dedicatória oficial da Igreja a toda comunidade católica cristã. A igreja em que estamos hoje é um templo de pedra. E nós, cristãos, somos o ‘templo de Deus’. Desta forma, a dedicação da igreja também nos convida a nos dedicarmos a Deus para sermos um templo de fé, para sermos morada de Deus. Somos pessoas humanas que pelas nossas atitudes, pela nossa maneira de ser, revelamos a bondade, a santidade e a busca da perfeição de Deus, que quer nós sejamos perfeitos também”, pontuou. Além disso, padre Nelson destacou sua satisfação pessoal de relembrar a dedicação, que foi presenciada por ele há 11 anos, além de outros momentos especiais vividos na paróquia. “Naquele dia eu vi todos os sacramentos, todas as realidades espirituais que já foram celebradas, sendo confirmadas pela igreja através de um rito bonito que é o rito da dedicação de uma igreja. E hoje isso tudo veio à tona, em ver o quanto Deus faz o bem através de um templo, através das pessoas. E assim como o dia da dedicação, hoje também saio daqui muito feliz e satisfeito. Foi uma honra muito grande e agradeço pelo convite”, considerou.
Convite especialPara o pároco, padre Diomar Romaniv, poder relembrar a dedicação da igreja foi um momento especial, em valorizar as datas importantes da paróquia, não somente as litúrgicas, como a Páscoa e o Natal, mas também as históricas. “Quando nós recordamos um aniversário, valorizamos a data para que façamos memória de toda uma história, de todo um povo que viveu, que experimentou a fé. E nós recebemos essa fé como herança da Igreja, como herança dos nossos pais, e de tantos que doaram a vida, para construir esta comunidade. Então hoje recordamos um pouco disso, com os símbolos próprios dessa celebração”, descreveu.Além disso, segundo ele, outro momento especial da missa foi a própria presença do padre Nelson, que foi pároco entre 1985 a 1988. “Temos convidado alguns ex- párocos e padres que passaram por aqui para presidir algumas missas, já que eles também deixaram o seu legado, o seu testemunho de vida. Para nós é muito bom recordar, mas para eles é ainda mais especial poder voltar até a paróquia, saber que eles são lembrados e acolhidos, já que eles também ajudaram a construir a história desta comunidade”, completou.
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Como forma de celebrar os 11 anos de Dedicação da igreja Matriz, a Paróquia São Luís Gonzaga realizou na noite de quinta-feira, 30 de setembro, uma missa especial alusiva à data. Presidida pelo padre Nelson Tacchini, ex-pároco da comunidade, e concelebrada pelo pároco, padre Diomar Romaniv, o ato litúrgico contou com diversos momentos que lembraram a dedicação, como o acendimento das 12 velas, que representam os doze apóstolos e também lembram as 12 comunidades que formam a paróquia, bem como o rito da aspersão dos fiéis com água benta, e a apresentação de alguns símbolos próprios da celebração, como o altar, a mesa da Palavra, a pia batismal, entre outras.
Templo de Deus
Durante a homilia, Pe. Nelson fez uma reflexão sobre a vida e sobre a igreja enquanto ‘templo’, que fortalece a fé. Assim, falou da importância da dedicação da igreja e também como cada um deve ser um ‘templo de Deus’. “Há apenas 11 anos que liturgicamente e oficialmente esta igreja foi dedicada. Ou seja, ela recebeu uma dedicatória oficial da Igreja a toda comunidade católica cristã. A igreja em que estamos hoje é um templo de pedra. E nós, cristãos, somos o ‘templo de Deus’. Desta forma, a dedicação da igreja também nos convida a nos dedicarmos a Deus para sermos um templo de fé, para sermos morada de Deus. Somos pessoas humanas que pelas nossas atitudes, pela nossa maneira de ser, revelamos a bondade, a santidade e a busca da perfeição de Deus, que quer nós sejamos perfeitos também”, pontuou.
Além disso, padre Nelson destacou sua satisfação pessoal de relembrar a dedicação, que foi presenciada por ele há 11 anos, além de outros momentos especiais vividos na paróquia. “Naquele dia eu vi todos os sacramentos, todas as realidades espirituais que já foram celebradas, sendo confirmadas pela igreja através de um rito bonito que é o rito da dedicação de uma igreja. E hoje isso tudo veio à tona, em ver o quanto Deus faz o bem através de um templo, através das pessoas. E assim como o dia da dedicação, hoje também saio daqui muito feliz e satisfeito. Foi uma honra muito grande e agradeço pelo convite”, considerou.
Convite especial
Para o pároco, padre Diomar Romaniv, poder relembrar a dedicação da igreja foi um momento especial, em valorizar as datas importantes da paróquia, não somente as litúrgicas, como a Páscoa e o Natal, mas também as históricas. “Quando nós recordamos um aniversário, valorizamos a data para que façamos memória de toda uma história, de todo um povo que viveu, que experimentou a fé. E nós recebemos essa fé como herança da Igreja, como herança dos nossos pais, e de tantos que doaram a vida, para construir esta comunidade. Então hoje recordamos um pouco disso, com os símbolos próprios dessa celebração”, descreveu.
Além disso, segundo ele, outro momento especial da missa foi a própria presença do padre Nelson, que foi pároco entre 1985 a 1988. “Temos convidado alguns ex- párocos e padres que passaram por aqui para presidir algumas missas, já que eles também deixaram o seu legado, o seu testemunho de vida. Para nós é muito bom recordar, mas para eles é ainda mais especial poder voltar até a paróquia, saber que eles são lembrados e acolhidos, já que eles também ajudaram a construir a história desta comunidade”, completou.
Indique a um amigo