(47) 3351-1258
(47) 3351-1063
 
 
Paróquia São Luís Gonzaga reúne lideranças para abertura do Ano Pastoral

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
A Paróquia São Luís Gonzaga realizou na noite desta quarta-feira, 12 de fevereiro, a abertura do seu Ano Pastoral. O evento, realizado no auditório paroquial, reuniu lideranças de movimentos e pastorais das 12 comunidades para o planejamento das ações ao longo de 2025. Na ocasião, o pároco, padre Hélio Feuser, se apresentou oficialmente às lideranças e deu início às atividades.
\"Este é um evento que reabre os trabalhos do ano. Temos dois momentos diferentes e igualmente importantes. O primeiro, um momento espiritual, com uma reflexão sobre o Ano Santo, e depois a parte de reorganização pastoral, em que foram propostas algumas mudanças e ajustes que precisamos fazer, principalmente porque hoje estamos com menos padres atuando em nossa paróquia\".
Uma das principais alterações comunicadas durante o encontro, foi a adequação dos horários das missas de algumas comunidades, que passam a valer após a Páscoa, para que todas consigam se organizar.
\"Nós conversamos, escutamos os padres e chegamos a conclusão de que seria necessário mexer em alguns horários para que todas as comunidades continuem com as missas. Queremos servir da melhor maneira, mas, para isso, precisamos fazer essa alteração. O dia da missa continua o mesmo, o que muda é o horário\", destaca o pároco.
Com isso, aos domingos, a Comunidade Nossa Senhora de Fátima terá missa às 17h30; a Comunidade Santa Paulina às 19h; a Comunidade Santa Rita de Cássia às 17h30; a Comunidade Cristo Rei às 8h; a Comunidade São Francisco de Assis às 9h30; a Comunidade São João Batista às 8h e a Comunidade Santo Antônio às 9h30.
Durante o encontro, padre Helio também anunciou os horários das missas de Quarta-feira de Cinzas, celebração que marca o início da Quaresma, no dia 5 de março. Segundo ele, a intenção é que todas as comunidades tenham ao menos uma missa nesse dia. Também será ampliado o número de celebrações na Matriz, que terá mussa na Quarta-Feira de Cinzas às 7h, às 9h, às 15h, às 19h e às 22h. Já as missas penitenciais durante a Quaresma serão de segunda a sábado, às 6h.
No encontro, os representantes das comunidades, pastorais e movimentos também ficaram sabendo quais padres irão acompanhá-los como orientadores ao longo do ano, no desenvolvimento das ações.
Por fim, foram iniciadas as tratativas para a criação de uma nova pastoral na paróquia, a Pastoral da Consolação, sob responsabilidade do padre Lindolfo Neves Braga.
A coordenadora do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), Anizia Beppler Fantini, ressalta a importância do encontro para o bom andamento das atividades. \"Estamos em um Ano Santo e, com mudança de pároco, é de grande importância esse momento de unir todas as pastorais e movimentos. Hoje, conseguimos motivar as lideranças para dar o primeiro passo em 2025\".

Seminaristas nas comunidades
O diretor do Convento Sagrado Coração de Jesus, padre Tiago Araújo, também participou da abertura do Ano Pastoral da paróquia. Na oportunidade, ele colocou os 23 seminaristas que hoje estão no Convento à disposição das comunidades, para contribuírem com as atividades pastorais.
\"Nosso pedido é que eles continuem fazendo esse trabalho pastoral, essa presença nas comunidades, que é algo que faz parte da ação formativa durante o discipulado\".

Ano Santo
O encontro também teve um momento espiritual, com uma reflexão sobre o Ano Santo, apresentada pelo padre Mariano Weizenmann.
Ele explicou às lideranças sobre o jubileu Peregrinos da Esperança; sobre o que são as indulgências e onde podem elas ser obtidas ao longo de 2025.
\"Hoje aqui estão representados todos os líderes das nossas comunidades. Assim como a logomarca do Jubileu, nós partimos de um ponto comum, motivados, mas, às vezes, precisamos parar, nos firmar em meio às águas agitadas, tendo a certeza que a nossa segurança é mesmo em Jesus\".

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionadas
CADASTRE SEU E-MAIL

E RECEBA NOVIDADES