Crédito da foto - Bárbara Sales/Ideia Comunicação
Aumentar Fonte +Diminuir Fonte -Neste domingo, 24 de março, foi celebrada a solenidade de Ramos, que dá início à Semana Santa. A missa das 9h, na igreja Matriz da Paróquia São Luís Gonzaga, começou no pátio do Convento Sagrado Coração de Jesus, onde ocorreu a bênção dos ramos. Depois, os fiéis seguiram em procissão pela Avenida das Comunidades e, com os ramos em mãos, subiram as escadarias da igreja para a continuidade da celebração.O pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, padre Diomar Romaniv, explica que a solenidade de Ramos recorda a entrada triunfal de Jesus na cidade de Jerusalém. \"Quando Jesus entrou em Jerusalém, o povo fez de tudo para o acolher, porque reconheceram Jesus como rei. Estenderam panos, pegaram ramos e balançaram, aclamando Jesus como aquele que vem da parte de Deus\", explica. O padre destaca que a Semana Santa começa neste espírito de acolhida, que se repete com a procissão de Ramos. \"É acolhida de Jesus que nós reconhecemos também como rei e a manifestação pública de fé feita em procissão\".Já no segundo momento da celebração, com a igreja lotada, a liturgia lembrou que Jesus deixou a condição divina para assumir a humanidade, esvaziando-se a si mesmo. Já o Evangelho lembrou a paixão de Jesus. \"Nós queremos viver isso essa semana. Queremos esvaziarmos de nós mesmos, das nossas coisas, dos nossos horários, preocupações, dos nossos pecados, para nos enchermos também de Deus e da vida nova que Ele nos oferece\", ressalta o pároco. Ao fim da celebração, padre Diomar chamou todas as crianças presentes para, com os ramos em mãos, acompanhá-lo em procissão pela igreja. O padre ainda fez um convite a todas as famílias para participarem das celebrações da Semana Santa, vivendo intensamente esse momento importante para todos os fiéis. \"A semana é Santa porque é uma semana de mais oração e nós a tornamos Santa pelas atitudes e participação no que a Igreja propõe\", destaca padre Diomar.
ConfissõesAlém das missas de segunda, 25; terça, 26; e quarta-feira, 27, às 6h e 19h, na Matriz, a semana terá momentos mais intensos de confissão durante o dia na secretaria paroquial. Também haverá confissões na segunda-feira, na comunidade Cristo Rei, no bairro São Luiz, às 19h; na terça-feira, às 19h30, na comunidade Nossa Senhora de Lourdes, no São Pedro; e na quarta-feira, às 19h30, na comunidade Sagrado Coração de Jesus, no Guarani. Já na sexta-feira, das 7h30 às 11h30, os fiéis poderão se confessar na igreja Matriz. \"A Igreja orienta que todo fiel faça sua confissão para a Páscoa\", ressalta padre Diomar.
Horários das celebraçõesO tríduo pascal inicia na quinta-feira, 28, às 19h30, com a missa de Lava-Pés. À meia-noite de quinta para sexta-feira será realizada uma caminhada até o Santuário de Azambuja.Na sexta-feira, a Celebração da Paixão será às 15h, e logo depois a procissão com o Senhor Morto. No sábado, 30, a Vigília Pascal será às 19h. Na celebração, será concedido o sacramento do Batismo para duas adultas e o sacramento de Crisma para 40 adultos que se prepararam e querem viver a fé católica.As celebrações do Domingo de Páscoa iniciam às 6h, com a procissão de ressurreição. Na matriz, as missas de Páscoa serão realizadas às 7h, 9h, 17h e 19h.
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Neste domingo, 24 de março, foi celebrada a solenidade de Ramos, que dá início à Semana Santa. A missa das 9h, na igreja Matriz da Paróquia São Luís Gonzaga, começou no pátio do Convento Sagrado Coração de Jesus, onde ocorreu a bênção dos ramos. Depois, os fiéis seguiram em procissão pela Avenida das Comunidades e, com os ramos em mãos, subiram as escadarias da igreja para a continuidade da celebração.
O pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, padre Diomar Romaniv, explica que a solenidade de Ramos recorda a entrada triunfal de Jesus na cidade de Jerusalém. \"Quando Jesus entrou em Jerusalém, o povo fez de tudo para o acolher, porque reconheceram Jesus como rei. Estenderam panos, pegaram ramos e balançaram, aclamando Jesus como aquele que vem da parte de Deus\", explica.
O padre destaca que a Semana Santa começa neste espírito de acolhida, que se repete com a procissão de Ramos. \"É acolhida de Jesus que nós reconhecemos também como rei e a manifestação pública de fé feita em procissão\".
Já no segundo momento da celebração, com a igreja lotada, a liturgia lembrou que Jesus deixou a condição divina para assumir a humanidade, esvaziando-se a si mesmo. Já o Evangelho lembrou a paixão de Jesus. \"Nós queremos viver isso essa semana. Queremos esvaziarmos de nós mesmos, das nossas coisas, dos nossos horários, preocupações, dos nossos pecados, para nos enchermos também de Deus e da vida nova que Ele nos oferece\", ressalta o pároco.
Ao fim da celebração, padre Diomar chamou todas as crianças presentes para, com os ramos em mãos, acompanhá-lo em procissão pela igreja. O padre ainda fez um convite a todas as famílias para participarem das celebrações da Semana Santa, vivendo intensamente esse momento importante para todos os fiéis. \"A semana é Santa porque é uma semana de mais oração e nós a tornamos Santa pelas atitudes e participação no que a Igreja propõe\", destaca padre Diomar.
Confissões
Além das missas de segunda, 25; terça, 26; e quarta-feira, 27, às 6h e 19h, na Matriz, a semana terá momentos mais intensos de confissão durante o dia na secretaria paroquial. Também haverá confissões na segunda-feira, na comunidade Cristo Rei, no bairro São Luiz, às 19h; na terça-feira, às 19h30, na comunidade Nossa Senhora de Lourdes, no São Pedro; e na quarta-feira, às 19h30, na comunidade Sagrado Coração de Jesus, no Guarani. Já na sexta-feira, das 7h30 às 11h30, os fiéis poderão se confessar na igreja Matriz. \"A Igreja orienta que todo fiel faça sua confissão para a Páscoa\", ressalta padre Diomar.
Horários das celebrações
O tríduo pascal inicia na quinta-feira, 28, às 19h30, com a missa de Lava-Pés. À meia-noite de quinta para sexta-feira será realizada uma caminhada até o Santuário de Azambuja.
Na sexta-feira, a Celebração da Paixão será às 15h, e logo depois a procissão com o Senhor Morto.
No sábado, 30, a Vigília Pascal será às 19h. Na celebração, será concedido o sacramento do Batismo para duas adultas e o sacramento de Crisma para 40 adultos que se prepararam e querem viver a fé católica.
As celebrações do Domingo de Páscoa iniciam às 6h, com a procissão de ressurreição. Na matriz, as missas de Páscoa serão realizadas às 7h, 9h, 17h e 19h.
Indique a um amigo