(47) 3351-1258
(47) 3351-1063
 
 
Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria são celebrados com festa na Matriz São Luís Gonzaga
Crédito da foto - Carina Machado/Ideia Comunicação

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Todos os anos, a Igreja Católica do mundo inteiro, celebra a Festa do Sagrado Coração de Jesus na segunda sexta-feira após a solenidade de Corpus Christi. Já no sábado, a celebração da Igreja enaltece o Imaculado Coração de Maria. Desta forma, a Igreja Matriz São Luís Gonzaga, em Brusque, realizou celebrações alusivas às duas importantes datas, e reuniu diversos fiéis nas três missas de sexta-feira, 11 de junho e nas duas missas de sábado, 12 de junho.
O Sagrado Coração de Jesus, rodeado por espinhos, recebeu lugar de destaque próximo ao altar da Matriz. Ladeada por mini margaridas, a imagem foi ponto de contemplação e oração dos fiéis que passaram pela igreja, nas celebrações de sexta-feira, que tiveram início às 7 horas, com missa presidida por Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger; às 15 horas missa presidida por Pe. Cristiano Tiago Araújo e às 19 horas, com a missa presidida pelo padre Josimar Baggio e concelebrada pelo pároco Pe. Diomar Romaniv. “A solenidade do Sagrado Coração de Jesus manifesta a devoção dos fiéis e de toda Igreja ao amor de Deus, manifestado em Jesus, de forma especial nessa imagem, que é o seu coração, um coração transpassado na cruz, de onde brotou sangue e água, que significam a Igreja e também todos os sacramentos. É para nós um dia de muita alegria, de fé viva. Celebrar o Coração de Jesus é celebrar em primeiro lugar o amor de Deus, um amor capaz de obedecer e capaz de ofertar-se pela nossa salvação. Um amor que nos constrange e que nos encanta também, como cristãos que nós somos”, explica Pe. Baggio.
A data também é a solenidade máxima da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, que há mais de 100 anos atua na Paróquia São Luís Gonzaga, no Colégio e Faculdade São Luiz e no Convento Sagrado Coração de Jesus. “Celebramos ainda o dia de oração pela santificação do clero, onde todos os fiéis se unem em oração pelos sacerdotes, pela sua missão na igreja e no mundo, para que sejam cada vez mais os pastores segundo o coração de Deus”, complementa o padre.
A celebração em honra ao Sagrado Coração de Jesus, reuniu diversos membros do Movimento do Apostolado da Oração, que participaram da procissão de entrada, estendendo a bandeira do Movimento ao lado da imagem. A Igreja Matriz conta com 187 membros e realizou, durante a missa das 19 horas, a bênção e entrega das faixas a duas novas integrantes do Movimento. “O Apostolado da Oração reúne milhares de pessoas em todo o mundo, homens e mulheres que através dessa devoção ao Coração de Jesus, expressam a sua fé e fazem a comunidade tão viva e atuante”, revela Pe. Baggio.

Imaculado Coração de Maria
Já no sábado, que amanheceu frio e iluminado, a imagem do Sagrado Coração de Jesus ganhou companhia próximo ao altar: o Imaculado Coração de Maria, transpassado por uma espada. Às 7h30 foi realizada a celebração, presidida pelo pároco Pe. Diomar Romaniv. “Em muitas das nossas casas, no oratório que lá se tem ou em alguma estante, essas duas imagens ficam juntas, os dois corações, lado a lado, como inspiração para a vida de cada pessoa, de cada família. Quando olhamos para o coração de Maria, nós lembramos primeiro do seu coração puro, santo, um coração bom, bonito, grande. O coração de Maria foi capaz de dizer sim ao projeto de Deus para ser mãe de Jesus, foi capaz de viver o silêncio, a paz, a vida de oração. Um coração que se tornou tão grande para acolher todos os cristãos, todos os discípulos de Jesus. No alto da cruz quando Jesus disse: ‘esta é tua mãe, este é o teu filho’, em João estava cada um de nós. Neste coração de mãe, que sempre cabe mais um, estamos cada um de nós, sob a proteção, o cuidado e a oração de Maria”, comenta Pe. Diomar.
Durante a santa missa, o pároco ressaltou o momento significativo que é celebrar o Imaculado Coração de Maria para os fiéis e a igreja. “Saber que no céu, Maria, todos os dias, nos trata como filhos, cuidando de cada um de nós, que intercede por nós, pela nossa vida, reza pelos nossos pedidos, é um dia de grande festa, é o que nós celebramos como comunidade. Saudamos Maria e contemplamos o seu coração para viver como ela este dia e toda a nossa vida, na pureza, na santidade, na paz, com um coração bom e bonito, capaz de acolher e rezar pelas pessoas”.


 
 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionadas
CADASTRE SEU E-MAIL

E RECEBA NOVIDADES