(47) 3351-1258
(47) 3351-1063
 
 
Semana Santa tem início com Domingo de Ramos

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Neste domingo, 2 de abril, foi celebrada a solenidade de Ramos, o ponto inicial da Semana Santa. A missa das 9h, na igreja Matriz São Luís Gonzaga, teve início no pátio do Convento Sagrado Coração de Jesus, onde ocorreu a bênção dos ramos. Na sequência os fiéis, em procissão pela Avenida das Comunidades, acessaram a escadaria da igreja para a continuidade da celebração.
A solenidade de Ramos recorda a entrada triunfal de Jesus, na cidade de Jerusalém. Neste contexto, as palmas são sinais de aclamação, saudação e reconhecimento de que Jesus é o Messias, filho de Deus. “A cada ano os cristãos repetem esse gesto, para lembrar e comemorar a vitória de Cristo, expressar que o acolhemos e o reconhecemos como enviado do Pai para a nossa salvação”, disse o pároco, Pe. Diomar Romaniv.
O sacerdote ainda enalteceu a presença de centenas de famílias na procissão, para expressar a fé de maneira pública. “Hoje, na missa das 9h, muitas crianças e famílias estiveram presentes, pois é uma tradição que passa de pai para filho. É sempre um momento de alegria evangelizar e ver essas crianças sendo introduzidas no caminho espiritual”, enfatiza. 
A moradora do bairro São Luiz, Marcela Schaefer Rios, participou da cerimônia ao lado do marido, Luís Carlos Rios e de seus três filhos. \"Todos estavam com os ramos nas mãos, recebendo Jesus que passava em nosso meio. A celebração foi bonita e ficamos muito felizes em participar desse momento especial, que deu início à Semana Santa”, comenta. 
O mesmo sentimento foi partilhado por Anderson dos Santos. “Participamos para lembrar que Jesus deve ser o centro da nossa vida. Ele, mesmo sendo rei, quis ficar entre nós, para nos ensinar o amor de Deus com atitudes concretas de amor ao próximo”, destaca Anderson, que acompanhou a missa com sua esposa, Patrícia dos Santos, e suas duas filhas, Isabelle e Heloise. 
Para Bruna Dalagnoli, a celebração deste domingo foi profunda e reflexiva. “Na procissão de ramos, somos aquele povo que clama e adora ao Senhor. Na sequência, somos aquele povo que grita “crucifica-o!”. Uma verdadeira reflexão e um chamado à conversão. Durante a missa, o padre nos motivou a viver profundamente esta Semana Santa, que costuma ser de recolhimento, orações e penitências”, manifestou Bruna, que participou da celebração com seu marido Thiago e seus três filhos, Bento, Joana e João. 

Semana Santa 
A Semana Santa é um dos momentos mais aguardados pela comunidade cristã. Segundo Pe. Diomar, são muitas as ações envolvidas, como a escolha dos cantos, a preparação da liturgia, a ambientação da igreja que muda a cada dia: tudo isso integra o espírito da Semana Santa. “Tudo foi preparado com muito carinho e zelo, para que as pessoas, de fato, possam vivenciar essa espiritualidade e consigam rezar, através dos elementos, sinais visíveis, dos cantos e das orações que nós propomos e das procissões que queremos realizar. É um momento de expectativa e de profunda fé. Para que a semana, de fato, possa ser Santa, é importante participar das celebrações propostas pela Igreja na quinta-feira à noite, na sexta-feira à tarde, no sábado à noite e, terminando, no domingo, com a missa da Páscoa”, salienta. 
Padre Diomar motivou a comunidade à participação em ações externas, como as caminhadas penitenciais, em grupo ou de forma individual, até o Santuário de Madre Paulina, em Nova Trento (SC); ou até o Santuário de Azambuja, o que acontecerá de forma paroquial na Quinta-Feira Santa, às 23h45, da igreja Matriz.

Confissões
Durante a semana, a Paróquia São Luís Gonzaga está com as portas abertas para receber os fiéis que querem se confessar. Os atendimentos ocorrerão durante o dia, na secretaria paroquial. Na Sexta-feira Santa, no período da manhã, haverá atendimento de confissões na igreja Matriz. “Será uma semana intensa. Muitas pessoas preparam seus corações e pedem perdão de seus pecados. Queremos que elas possam experimentar o perdão e a misericórdia de Deus”, confirma Pe. Diomar. 

Drive Thru do Bem
Pe. Diomar comentou sobre a ação realizada no sábado, dia 1° de abril, o Drive Thru do Bem, que arrecadou mantimentos para as mais de quatro mil famílias carentes assistidas pela Ação Social Paroquial. Este projeto se caracterizou como um gesto concreto da Campanha da Fraternidade deste ano, que tratou do tema da fome. 
Durante o Drive Thru do Bem foram doados mais de uma tonelada de alimentos, material de limpeza e higiene pessoal. O pároco ainda salientou que, como fruto da acolhida à Caravana de Jesus das Santas Chagas, no dia 18 de março, a TV Evangelizar doou à paróquia uma tonelada de alimentos, também destinada ao serviço promovido pela Ação Social Paroquial.
“Quero agradecer a generosidade e contribuição de todos que ajudaram. A paróquia se compromete, junto com a Ação Social, a destinar essas doações às famílias, principalmente nessa época de Páscoa, para que não falte alimento em suas mesas. Muito obrigado”, agradeceu Pe. Diomar.


 
 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionadas
CADASTRE SEU E-MAIL

E RECEBA NOVIDADES