(47) 3351-1258
(47) 3351-1063
 
 
Solenidade celebra Nossa Senhora de Fátima

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
A Comunidade Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Maluche, esteve em festa, de 10 a 13 de maio, quando realizou a programação em honra à padroeira.  A solenidade ocorreu no sábado, 13 de maio, presidida pelo pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, padre Diomar Romaniv, e concelebrada pelo padre assistente da comunidade, Jaime Ludwig, vigário paroquial.
O evento teve início com o Tríduo, dia 10, e seguiu até dia 13, quando foi realizada a solenidade em honra à padroeira, com presença dos festeiros. Após, a festa teve continuidade com churrasco, cachorro-quente, brigadeiros e roda da fortuna.

Carta de Deus
\"Maria é uma carta de amor que Deus deu ao mundo, não escrita em papel, mas, no coração da Virgem.\" A expressão do amor de Deus pelo mundo foi proferida pelo Cardeal Raniero Cantalamessa, pregador do Papa nos retiros, e recordada com carinho por padre Diomar ao falar sobre Nossa Senhora no dia 13 de maio. \"O quê Deus escreve em Nossa Senhora para que o mundo todo possa ler? Ele escreve em Maria como ser uma filha de Deus. Uma filha obediente, de oração e diálogo com Ele. Uma filha disponível, que escuta e pratica aquilo que Deus quer. Depois, Deus escreve nessa carta como ser discípula de Jesus. Alguém que foi perseverante, que esteve todo tempo com Jesus, em seus momentos mais fortes. Então, ao celebrarmos Nossa Senhora de Fátima, queremos, de novo, ler, ao contemplar a sua imagem, essa carta que Deus nos oferece e queremos também entregar à ela a nossa carta de amor\". A homilia foi concluída com a oração da Ave Maria, diante da imagem de Fátima, ornamentada no templo para seu dia especial. 

Dever cumprido
Para Ana Carolina Almeida Girardi, coordenadora da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, o sentimento é de gratidão por duas razões especiais: é seu primeiro ano como coordenadora e pela data da festa ser celebrada no sábado, dia da padroeira. \"É uma grande honra para mim e para todas as lideranças da capela, em proporcionar à comunidade essa festividade por uma padroeira que todos tem muito carinho. Desde as celebrações e festividades, cada detalhe foi decidido em comunidade, junto com nosso padre, e isso é muito gratificante, ver o trabalho em equipe\", agradece.

Lugar de encontro com o Senhor
Padre Diomar lembra que todas as festas de igreja são marcadas pelos momentos celebrativos, litúrgicos, e de confraternização. São encontros que favorecem a vida de fé e participação da comunidade em torno do ponto central da Igreja: o encontro com o Senhor. \"Somos uma igreja fervorosa, temos participação em tudo aquilo que propomos e não é diferente quando se trata de festas marianas, a Mãe de Jesus e nossa. O povo gosta de vir rezar, se encontrar, contar histórias, e os momentos devocionais, como o que assistimos no final da celebração, recordando da aparição de Nossa Senhora em Fátima, nos ajuda a nos aproximar de tudo aquilo que foi vivido no Santuário, com peregrinos do mundo inteiro\", destaca. 

Aparições de Nossa Senhora
A primeira aparição se deu em 13 de maio de 1917, quando Nossa Senhora de Fátima profetizou a três pastorinhos: Lúcia, Jacinta e Francisco. Ela pedia orações e sacrifícios em reparação pelos pecados cometidos contra Deus, e pela conversão dos pecadores, recomendando a eles que rezassem o terço todos os dias. A segunda aparição ocorreu em 13 de junho de 1917. Nossa Senhora revelou que levaria em breve Jacinta e Francisco, mas Lúcia ficaria por mais algum tempo, sendo instrumento para tornar Nossa Senhora mais conhecida. Teve ainda mais quatro aparições: 13 de julho de 1917, 19 de agosto de 1917, 13 de setembro 1917 e a última aparição, em 13 de outubro de 1917. Nossa Senhora revelou-se como sendo a Senhora do Rosário. Pediu que fizessem uma capela no local em sua honra e profetizou que a guerra terminaria em breve. 

 
 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionadas
CADASTRE SEU E-MAIL

E RECEBA NOVIDADES